Connect with us

Jardinagem

Dente-de-leão: a flor da primavera

Publicado

em

Dente-de-leão

Comumente encontrada em jardins, campos e até mesmo e calcadas, o dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma flor perene, que pode ser encontrada em praticamente o mundo todo, já que é uma espécie invasora. Com seu aspecto único, ela pode ser cultivada ou consumida como alimento para fins medicinais.

Suas folhas e raízes são comestíveis, podendo ser usadas em saladas, sopas e outros pratos, além de chás, que tem propriedades diuréticas e digestivas.
Imagem: Pixabay

Estrutura e anatomia do dente-de-leão

Herbácea, a planta possui um caule ereto que pode crescer até 30 centímetros de altura. Suas folhas são verdes e dentadas, e crescem em uma roseta basal.

Já a flor do dente-de-leão é amarela e tem uma forma de disco, composta por pequenas flores individuais, chamadas de flores liguladas.

Reprodução

A reprodução do dente-de-leão é realizada por sementes. Suas sementes são produzidas em um aquênio, uma estrutura seca que contém uma única semente.

Dente-de-leão
Imagem: Pixabay

O aquênio, possui um pequeno tufo de pelos brancos que ajuda a dispersão da semente pelo vento.

Cultivo

De fácil cultivo, a flor pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, mas prefere solos que sejam úmidos e bem drenados. Além disso, o dente-de-leão não exige muita manutenção, podendo ser regado regularmente durante períodos mais secos.

Uso

Além de ser cultivada em jardins, o dente-de-leão é uma flor que pode ser usada nos mais diferentes fins.

1- Culinário

 As folhas e as raízes são comestíveis e podem ser usadas no preparo de saladas, sopas e outros pratos.

2- Medicinal

Suas folhas e as raízes podem ser usadas na medicina tradicional para tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo problemas digestivos, renais e hepáticos. A planta é rica em nutrientes, incluindo vitamina A, vitamina C e cálcio.

  • Dente-de-leão: a flor da primavera

    Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Agronamidia. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em agronomia, agronegócio, veterinária, desenvolvimento rural, jardinagem e paisagismo, me dedico a garantir a precisão e a relevância de todas as publicações.

    E-mail: [email protected]

  • Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.

    ​Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

Continuar a Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.