Connect with us

Jardinagem

Flor de cerejeira: a beleza da primavera. 3 dicas para o cultivo.

A flor de cerejeira, ou sakura, é uma flor de origem asiática, nativa do Japão, China e Coréia. É uma flor delicada e bela, com pétalas rosadas ou brancas, que floresce por um período curto de tempo, geralmente entre março e abril.

Publicado

em

Flor de cerejeira

Originária da Ásia, a flor de cerejeira é considera a flor nacional do Japão, onde é símbolo de beleza, feminilidade, amor, renovação e esperança. Com pétalas delicadas e rosadas, ela se tornou uma das flores mais populares do mundo.

No Brasil, ela se adaptou muito bem com o clima temperado, onde floresce principalmente na primavera, quando suas pétalas rosadas cobrem as árvores, criando um espetáculo de beleza.
Imagem: Reprodução|Pixabay

Significado e simbolismo

A flor de cerejeira é um símbolo de beleza, feminilidade, amor, renovação e esperança. No Japão, a floração das cerejeiras, conhecida como “hanami”, é um evento cultural importante.

A beleza delicada das flores de cerejeira é um símbolo da fragilidade da vida. O fato de as flores durarem apenas alguns dias é um lembrete de que devemos aproveitar cada momento da vida.

Características

As cerejeiras são árvores de médio porte, que podem atingir até 10 metros de altura. Elas se caracterizam por suas folhas verdes, que se tornam amarelas ou avermelhadas no outono e suas belas flores.

Flor de cerejeira: a beleza da primavera. 3 dicas para o cultivo.
Imagem: Jan Krnc

A flor de cerejeira é uma flor pequena, com pétalas de cinco pontas, que variam de cor de acordo com a espécie. Elas podem ser brancas, rosadas, avermelhadas ou salmão.

Como cultivar a flor de cerejeira?

A flor de cerejeira é uma planta relativamente fácil de cultivar e muito versátil. Ela pode ser plantada em vasos, canteiros ou em jardins com pergolados floridos. Aliás, ela também pode ser usada para fazer arranjos florais.

1- Cultivo em vaso

Para cultivar flor de cerejeira em vaso, escolha um vaso grande o suficiente para que as raízes da planta possam se desenvolver.

2- Solo e rega

O solo ideal para o cultivo da flor de cerejeira deve ser bem drenado e rico em nutrientes.

Como elas precisam fósforo e potássio para se desenvolverem corretamente, a adubação com os compostos deve ser feita na primavera e no outono. Já as regas, devem ser regulares, cuidando para não encharcar o solo.

3- Pragas e doenças

As cerejeiras são suscetíveis a algumas pragas e doenças, como a cochonilha, a ferrugem e o fungo da mancha foliar. O controle dessas pragas e doenças deve ser feito por um profissional.

  • Flor de cerejeira: a beleza da primavera. 3 dicas para o cultivo.

    Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Agronamidia. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em agronomia, agronegócio, veterinária, desenvolvimento rural, jardinagem e paisagismo, me dedico a garantir a precisão e a relevância de todas as publicações.

    E-mail: [email protected]

  • Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.

    ​Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

Continuar a Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.