Connect with us

Jardinagem

Suculenta pata de urso (Cotyledon tomentosa): características e dicas para o cultivo.

A suculenta pata de urso é uma planta ideal para quem quer ter um jardim exótico e fofinho. Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras, canteiros ou jardins verticais.

Publicado

em

suculenta pata de urso

Se você está buscando uma adição encantadora ao seu jardim ou à sua coleção de plantas, a suculenta pata de urso (Cotyledon tomentosa) pode ser exatamente o que você procura.

Ela é originária da África do Sul e pertence à família Crassulaceae, a mesma das echeverias e dos kalanchoes.

Origem e características

A suculenta pata de urso, nativa das regiões áridas da África do Sul, é uma verdadeira joia no mundo das suculentas. Suas folhas são carnudas, verdes claras e cobertas de pelos brancos, que dão um aspecto aveludado à planta.

Suculenta pata de urso
Imagem: flowers.cactus

Elas também têm pequenos dentes nas pontas, que contrastam com a delicadeza da folhagem. As flores da suculenta pata de urso são pequenas, tubulares e de cor laranja. Elas aparecem na primavera, em hastes longas que se elevam acima das folhas.

Como cultivar a suculenta pata de urso?

A suculenta pata de urso é uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem ao clima brasileiro.

1- Exposição ao sol

A suculenta pode ser cultivada em locais de meia-sombra, onde possam receber a luz do sol em algum momento do dia ou diretamente a luz direta do sol.

suculenta pata de urso
Imagem: intensive_growing

A jardineira Linda, recomenda em seu canal, que ela seja adaptada a ser cultivada em locais de sol direto.

2- Substrato

Linda recomenda que o substrato utilizado no cultivo da suculenta pata de urso seja próprio para suculentas que fiquem expostas ao tempo. Ele pode ser composto por carvão triturado, pó de côco, perlita e casca de arroz carbonizada.

3- Rega

Assim como outras espécies de suculentas, a rega da suculenta “patinha de urso” deve ser moderada, apenas quando o substrato estiver seco, para evitar o apodrecimento das raízes.

  • Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.

    ​Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

Continuar a Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.